O mais novo lançamento da PC Systems é o módulo de Reservas on-line, integrado ao SIS-HOTEL. Este módulo disponibiliza reservas on-line na Internet tanto para particulares como para agências e operadoras, facilitando a venda e reduzindo os custos de captação de reservas. Leia+

SIS-HOTEL - 10 BONS MOTIVOS PARA SER UM CLIENTE PC SYSTEMS

1 - FACILIDADE DE OPERAÇÃO

Nem sempre é possível treinar  a mão de obra  antes de um  funcionário assumir seu posto na operação do hotel. Sabendo disso, a PC Systems desenvolveu o SIS-HOTEL que pode ser facilmente operado por funcionários com pouco ou nenhum treinamento.

Operações básicas como Check-in (walk-in ou reserva) e Check-out podem ser operadas com ou sem o mouse, apenas pressionando teclas de atalho.  Há um help on line que ajuda e explica como fazer todas as operações do Sistema.

Um único formato de reserva, utilizado para reserva individual, grupo ou somente bloqueio, facilita bastante a operação.  Desta forma, se o funcionário aprende a fazer a reserva individual, já sabe fazer todos os tipos de reservas,  seja para 1, 10 ou 100 apartamentos. E mais: caso precise utilizar “conta master”, basta marcar “master” na reserva que o SIS-HOTEL abre automaticamente no Check-in a conta master. O pré pagamento é incluído na reserva. No Check-in, após a confirmação do crédito pelo Financeiro, o valor  pré-pago cai na conta sem o recepcionista precisar lançar.

Detalhes tão importantes: as telas principais são “Clean” e não há detalhes que dificultam visualizar o principal.

Tempo recorde: há hotéis que treinamos e implantamos em apenas um dia.

2 - RESERVAS ON LINE SEM COMISSÕES PARA TERCEIROS

A tecnologia utilizada na nova versão do SIS-HOTEL possibilita reservas on line como parte integrante do sistema.

O SIS-HOTEL envia automaticamente para a  Internet a disponibilidade do hotel e captura as reservas feitas no site,  sem a necessidade de ler e digitar e-mails. Parâmetros gerais do comércio eletrônico, como tarifas, políticas e restrições e períodos de bloqueio  ficam no sistema local e são transmitidos para a internet.

Com a redução dos custos de captação de reservas preços podem ser mais competitivos e volumes de venda aumentados. Alguns de nossos clientes chegam a receber de 100  a 200 reservas por mês, somente de reservas on line.

É bom lembrar que a opção reservas on line permite ao hóspede fazer reservas diretamente no Hotel, a qualquer hora. A equipe de reservas não mais precisa  ficar permanentemente atualizando a disponibilidade e as tarifas na Internet porque o SIS-HOTEL faz isso automaticamente.

E faz mais:  as reservas on line no site são garantidas por Cartão ( 1 diária). Veja mais informações em nosso site www.pcsystems.com.br  Artigo: Sistemas Hoteleiros de Última Geração. 

3 - MENOR CUSTO TOTAL

A engenharia do software aplicada à nova versão do projeto SIS-HOTEL leva em conta que o sistema não pode parar. Para isso acontecer,  as operações que envolvem gravação de arquivos são protegidas por transações (begin/end transactions). Com esta proteção, o sistema é muito robusto e requer pouca manutenção e suporte técnico. Além disso, as ferramentas de software utilizadas são free (inclusive o SQL). Resultado: menor custo para o hotel.

Inúmeros recursos operacionais disponíveis (emissão de recibos, notas fiscais, faturas etc.) e a comunicação direta do sistema com a Internet  reduzem as tarefas burocráticas,  permitindo à equipe do hotel se concentrar na atividade principal,  eliminando erros e aumentando a produtividade.

4 - MENOR NECESSIDADE DE TREINAMENTO

A facilidade de operação do SIS-HOTEL reduz a necessidade de treinamento. Um novo funcionário poderá aprender a utilizar o Sistema seguindo apenas o Help on Line.

O maior desafio da administração não é  o treinamento para a implantação do SIS-HOTEL e sim a reavaliação dos controles internos e rotinas operacionais para otimizar a produtividade com as novas ferramentas disponibilizadas.  

5 - MELHOR ATENDIMENTO E SUPORTE TECNICO

Quando se trata de atendimento e suporte técnico, é fundamental  que a demanda destes serviços seja baixa. Por ser  robusto e fácil de operar o SIS-HOTEL exige pouca interferência.  Na maior parte dos casos, a própria equipe do hotel pode efetuar procedimentos simples para resolver pequenos problemas.

A filosofia do projeto SIS-HOTEL é a de que as questões da informática, em particular as relacionadas a banco de dados ,  são de responsabilidade do software e são asseguradas pela robustez do sistema. Por outro lado, os problemas operacionais simples podem e devem ser resolvidos pela equipe do hotel, para que haja um mínimo de dependência de  suporte técnico externo. Nada  de grandes equipes de suporte e call centers para atendimento.

No entanto se você precisar  falar com a PC Systems, lembre-se: 1 – Você vai conseguir falar.  2 - Você falará com profissionais que entendem de informática e de hotel. 3 - Ninguém vai culpar o hardware se o problema não for de hardware 4- Você não vai escutar a frase de telemarketing:já registrei sua solicitação, o técnico estará entrando em contato em breve 5 - Suporte técnico e algumas vezes  alterações do software são feitas sem qualquer cobrança.

Há 20 anos no mercado hoteleiro,  a parceria com nossos clientes tem sido nossa principal matéria prima para melhorar o SIS-HOTEL. Entre muitos exemplos, a introdução do “log de operação” para identificar e evitar operações fraudulentas teve importantes contribuições de nossos clientes.

6 - COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS ENTRE HOTEIS DO GRUPO VIA INTERNET

Como a nova tecnologia do SIS-HOTEL possibilita a comunicação com a internet,  este recurso foi aplicado em muitos pontos do sistema. Além de reservas on line e  e-mails automáticos (slips de reservas), o SIS-HOTEL permite o compartilhamento de arquivos entre hotéis de um mesmo grupo. 

Se um hotel do grupo cadastra um sponsor, os dados desta empresa  são transferidos via internet para os demais hotéis do grupo.  Da mesma forma, se uma empresa torna-se inadimplente em um dos hotéis e  seu cadastro é cancelado, o registro  deste sponsor é automaticamente cancelado em todos os demais hotéis do grupo. “O calote só acontece uma vez", disse um de nossos clientes.

O mesmo conceito vale caso o grupo decida centralizar sua força de vendas. Neste local, uma central de reservas pode se comunicar  automaticamente (via internet)  com os hotéis. Desta forma, uma reserva feita na central  é direcionada, automaticamente, para o respectivo hotel, bem como uma reserva feita no hotel segue imediatamente para a central de reservas

Casamento perfeito: tudo isso via internet (banda larga), sem a necessidade de despesas de telecomunicações com linhas privadas,  data center, etc...e  nos estabelecimentos os bancos de dados são locais e, portanto, o acesso é rápido, seguro, eficiente e sem custo de acesso remoto.  

7 - SEGURANÇA OPERACIONAL ANTI FRAUDES

No ambiente hoteleiro, a simultaneidade de ações, a venda de múltiplos serviços e produtos, a operação em turnos e o elevado turnover tornam a operação vulnerável a fraudes. As  consequências podem ser desde uma discreta diminuição da eficiência até a completa inviabilidade do empreendimento.

Integrado aos processos essenciais da operação hoteleira, o SIS-HOTEL conta com um elenco de ferramentas inteligentes para dar ao administrador  uma visão clara da operação e posição econômico-financeira do empreendimento, reduzindo a possibilidade de fraudes.

Entre os recursos implementados no SIS-HOTEL destacamos:

1 - Posição de Caixa Consolidada

2 - RDO com índices de diária média, ocupação, etc. 

3 - Log de Operações AIF (Alta Incidência de Fraudes)

4 - Comissionamentos Integrados a Operação (Agências Promotores, etc.)

5 -  Controle de Room Nights (Ranking de Sponsors, Localidade, Origem, Segmentação

6 - Ligações não Cobradas (Unidades Habitacionais e Administrativas)

7 - Cash Flow - ( Grupo / Sub Grupo)  

8 - BANCO DE DADOS LOCAL COM ACESSO RAPIDO SEM OS CUSTOS E VULNERABILIDADE DO ACESSO REMOTO

Ciente dos altos custos e vulnerabilidade dos serviços de telecomunicações no Brasil, o SIS-HOTEL utiliza banco de dados local. Transferências de arquivos entre hotéis ou central de reservas são feitas via Internet (banda larga), dispensando contratações de Linhas Privadas, Roteadores e Data Centers.

Com isso, o  cliente SIS-HOTEL tem a certeza de fazer um checkout quando precisa: estar conectado (internet ou outra conexão) não é pré-requisito para nenhuma operação básica . No final do mês, não há sustos: não existe conta pesada do aluguel do roteador, da concessionária de telecomunicações e do data center.

9- FLEXIBILIDADE PARA O AJUSTE DO SOFTWARE E FACILIDADE DE IMPLANTAÇÃO

Baseada em tecnologia .net e ambiente windows, a nova versão do SIS-HOTEL se adapta às diferentes características operacionais de cada hotel. A programação também é flexível e pode ser alterada sem dificuldades.

Com estas características, a implantação é muito rápida. Há hotéis em que o SIS-HOTEL foi instalado e implantado num único dia, sem maiores dificuldades no pós-implantação

10 - MAIS DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO MERCADO HOTELEIRO

 

    Eng. Luiz Mario Pedrozo(*)

 

  
 (*) O Eng. Luiz Mario Pedrozo é o Diretor Executivo da PC Systems