O mais novo lançamento da PC Systems é o módulo de Reservas on-line, integrado ao SIS-HOTEL. Este módulo disponibiliza reservas on-line na Internet tanto para particulares como para agências e operadoras, facilitando a venda e reduzindo os custos de captação de reservas. Leia+

SISTEMAS HOTELEIROS DE ULTIMA GERAÇÃO

                                                                                              Eng. Luiz Mario Pedrozo (*)

Novas tecnologias de engenharia de software aplicadas aos  Sistemas Hoteleiros de última geração promovem uma revolução na forma dos hotéis administrarem seus negócios.
           
O principal recurso dos aplicativos de última geração baseia-se na utilização de tecnologias  que possibilitam a comunicação direta entre sistemas. Assim programas residentes na Internet podem receber e enviar informações para os aplicativos do PMS residentes no hotel e vice versa, de forma absolutamente automática, segura  e transparente.

Com este recurso, utilizando-se a Internet, reservas podem ser confirmadas no ato, de forma inteligente e de acordo com as regras e disponibilidade registradas no PMS local (hotel). Ao mesmo tempo  os aplicativos podem transferir e inserir no banco de dados do hotel as reservas capturadas na Internet, sem burocracia, sem erros, sem intermediários e sem comissões para terceiros.

E fácil ver que, com estes recursos, os clientes (particulares ou agencias e operadoras) passam a ter um canal direto de comunicação com o hotel,  sem depender de horários ou de atravessadores comissionados.

O impacto da utilização dos sistemas de última geração será o aumento da eficiência global do setor hoteleiro. Na contabilização dos benefícios deve ser considerada além da praticidade, do aumento de vendas e da diminuição dos custos, a significativa redução de tarefas burocráticas, em geral executadas pelos setores de vendas ou reservas para a atualização de tarifários e disponibilidade em sites de reservas on line.  

É importante observar que no segmento da venda eletrônica de reservas, as empresas de grande porte com presença no exterior e venda de serviços complementares (aluguel de veículos, venda de passagens, etc)  deverão manter a sua importância porque o elenco de suas atividades gera de fato novos negócios. O cliente entra para comprar uma passagem aérea e acaba por comprar a reserva em hotel. Neste caso, enquadram-se alguns sites como o  Expedia.com  e outros.

Os sistemas de automação hoteleira que nos últimos anos priorizaram a criação de apelos visuais para motivar vendas e ainda não se atualizaram as novas tecnologias precisarão ser reformulados para oferecer vantagens reais como  redução do custo, segurança anti-fraudes e, principalmente o acesso a nova tecnologia de integração  com a Internet.

  
 (*) O Eng. Luiz Mario Pedrozo é o Diretor Executivo da PC Systems  responsável pelo
      desenvolvimento do  SIS-HOTEL (PMS/UG – Última Geração) -Sistema Integrado
      de Automação Hoteleira